vamos nessa?
Não é tão complicado como parece e preparamos um passo a passo para te ajudar.
Procedimento básico para o embarque internacional.
Lembrando que há a necessidade de sempre consultar a exigência específica de cada País como: Vacinas e antiparasitários.
1 - Microchip padrão ISO 11784 E ISO 11785 (implantado 30 dias antes da vacina de raiva).
2 - Vacina de raiva (não são aceitas vacinas de campanha, e sugerimos vacinas europeias para diminuir a chance de erro na sorologia)
Obs : nesse momento já é possível requerer o passaporte (para o retorno de muitos Países o passaporte é um facilitador).
3 - 30 dias após a vacinação antirrábica é possível coletar o sangue para a sorologia de raiva.
* Atenção, para não perder a validade da sorologia, a vacinação de raiva NÃO pode atrasar. Dessa forma esse documento não terá data de validade!
Os itens 1, 2 e 3 são feitos somente uma vez, desde que você não atrase a vacina contra raiva, e o passaporte até quando houver espaço para colocar as informações de vacinas do cão.
Processo que você terá que fazer sempre:
Com esses documentos na necessidade de viajar você precisa requerer o CZI, hoje para alguns Países é online, com necessidade de chancela pela Vigiagro, para outros é presencial. Sempre há a necessidade de um atestado específico feito pelo veterinário particular que antecede a emissão do CZI
O CZI tem validade de 10 dias para embarque.
A caixa de transporte deve comportar o cão da seguinte forma:
O modelo e especificações da caixa pode mudar de uma companhia aérea para outra, então para não ter surpresas negativas na hora do embarque, certifique-se qual o modelo é permitido pela companhia.
Para mais informações: clique aqui